GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO DIVERSIDADE
CORPORAL E EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA DANÇA
CORPORAL E EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA DANÇA
Coordenador Profº MsC: Saulo Silveira
Este BLOG é meu DIÁRIO DE ATIVIDADES VIRTUAL acerca de minha participação ao longo de todo ano de 2012 no grupo de Pesquisa e Extensão Educação Somática na Prática da Dança, sob a coordenação do Profº MsC. Saulo Silveira. Este grupo de estudos abre espaço para desenvolver atividades teórico-práticas sobre a Educação Somática
aplicada à Dança, cujo dinamismo das aulas visam contribuir para o processo de elucidação, discussão, reflexão e na transformação tanto do conhecimento
e no trabalho de outros profissionais que pesquisam a dança, os métodos de
Educação Somática e a Inclusão dentro do cenário artístico.
A proposta de pesquisa é
baseada em uma abordagem somática e holística, fundamentada no conceito do Corpo
Enquanto Experiência para analisar o sujeito de estudo. O processo de
pesquisa propõe uma investigação com princípios abertos, que respeita a
limitação e a estrutura corporal de cada individuo proporcionando a preparação
do corpo através da reeducação de determinados padrões e conexões básicas que
são considerados como originários de todo movimento, seja ele gestual ou mais
refinados.
As abordagens de estudos e
pesquisas giram em torno de análise e discussão textual sobre o tema; pequenos
laboratórios-práticos somáticos; debate sobre os conceitos e ideias de Educação
Somática na Dança; produção textual e/ou produção cênica durante o percurso dos
estudos.
Para alcançar esta finalidade,
este grupo de pesquisa abre caminho para inserção de estudantes-pesquisadores
de diversas áreas artísticas e do conhecimento, cujas falas podem dialogar
acrescentando saberes e experiências no campo Somático, justapondo outras
formas de se pensar e fazer Dança, conforme as próprias características
inerentes do que se propõem a Educação Somática aplicada à Dança, que acresce o
pensamento de que todo corpo está apto a conceber o movimento desenvolvendo a
Dança Pessoal em conformidade de cada individuo.
Essas conexões de ideias e insights tornam-se estopins para que o
artista-criador da cena (ator/bailarino) promova a constante
transformação de si mesmo, explorando novas formas corporais expressivas para
criar sua Dança Pessoal e/ou simplesmente desconstruir seu corpo de movimentos
pré-estabelecidos de práticas fechadas em dança que tivera anteriormente norteadas pela visão mecanicista do corpo.
Após este um ano como aluna-participante deste grupo de Pesquisa e Extensão, as postagens a partir de 2013 serão de minha trajetória de pesquisa individual acerca do tema Educação Somática, agora não somente restrito ao universo cênico-corporal (teatro/dança). Meu interesse é perceber onde as ferramentas pedagógicas utilizadas na Educação Somática podem dinamizar outras áreas do conhecimento artístico fora do eixo físico, introduzindo-a sobretudo, no campo da Educação e ensino das Artes.