Apresentação


GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO DIVERSIDADE
CORPORAL E EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA DANÇA
Coordenador Profº MsC: Saulo Silveira


Este BLOG é meu DIÁRIO DE ATIVIDADES VIRTUAL acerca de minha participação ao longo de todo ano de 2012 no grupo de Pesquisa e Extensão Educação Somática na Prática da Dança, sob a coordenação do Profº MsC. Saulo Silveira. Este grupo de estudos abre espaço para desenvolver atividades teórico-práticas sobre a Educação Somática aplicada à Dança, cujo dinamismo das aulas visam contribuir para o processo de elucidação, discussão, reflexão e na transformação tanto do conhecimento e no trabalho de outros profissionais que pesquisam a dança, os métodos de Educação Somática e a Inclusão dentro do cenário artístico.

A proposta de pesquisa é baseada em uma abordagem somática e holística, fundamentada no conceito do Corpo Enquanto Experiência para analisar o sujeito de estudo. O processo de pesquisa propõe uma investigação com princípios abertos, que respeita a limitação e a estrutura corporal de cada individuo proporcionando a preparação do corpo através da reeducação de determinados padrões e conexões básicas que são considerados como originários de todo movimento, seja ele gestual ou mais refinados.

As abordagens de estudos e pesquisas giram em torno de análise e discussão textual sobre o tema; pequenos laboratórios-práticos somáticos; debate sobre os conceitos e ideias de Educação Somática na Dança; produção textual e/ou produção cênica durante o percurso dos estudos.

Para alcançar esta finalidade, este grupo de pesquisa abre caminho para inserção de estudantes-pesquisadores de diversas áreas artísticas e do conhecimento, cujas falas podem dialogar acrescentando saberes e experiências no campo Somático, justapondo outras formas de se pensar e fazer Dança, conforme as próprias características inerentes do que se propõem a Educação Somática aplicada à Dança, que acresce o pensamento de que todo corpo está apto a conceber o movimento desenvolvendo a Dança Pessoal em conformidade de cada individuo.

Essas conexões de ideias e insights tornam-se estopins para que o artista-criador da cena (ator/bailarino) promova a constante transformação de si mesmo, explorando novas formas corporais expressivas para criar sua Dança Pessoal e/ou simplesmente desconstruir seu corpo de movimentos pré-estabelecidos de práticas fechadas em dança que tivera anteriormente norteadas pela visão mecanicista do corpo.

Após este um ano como aluna-participante deste grupo de Pesquisa e Extensão, as postagens a partir de 2013 serão de minha trajetória de pesquisa individual acerca do tema Educação Somática, agora não somente restrito ao universo cênico-corporal (teatro/dança). Meu interesse é perceber onde as ferramentas pedagógicas utilizadas na Educação Somática podem dinamizar outras áreas do conhecimento artístico fora do eixo físico, introduzindo-a sobretudo, no campo da Educação e ensino das Artes.