quinta-feira, 8 de novembro de 2012

TEXTO Nº08 - Katiuscia


ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA
GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA DANÇA
Coordenação: Profº Mestre Saulo Silveira



No encontro do dia 05/11 tivemos exatamente três horas ininterruptas de treinamentos corporais! Como sempre iniciamos com delicados exercícios de relaxamento, ligando-os gradativamente aos seis exercícios de Padrões Neurológicos Básicos introduzidos na aula anterior. Todos os movimentos eram focados na respiração medular de preenchimento e esvaziamento (intra-medular). Mesmo os exercícios sendo aparentemente suaves, nossos músculos e coluna vertebral eram ativamente acionados tanto através da respiração quanto através dos movimentos repetitivos que nos levavam ao estado de equilíbrio, atenção e força.

Neste dia de atividade somática profº Saulo não se limitou a passar os comandos da aula, ele também participou junto conosco. Eu gostei bastante dos exercícios de relaxamento, profº Saulo enfatizou demasiadamente a região da cabeça e em consequência meus chacras frontal e do topo da cabeça (chacra da coroa) ficaram extremamente sensibilizados. Ao final da aula na roda de conversa, eu relatei minhas experiências ao professor. A partir da terceira série de movimentos iniciais de relaxamento eu já sentia a ligação completa entre a região da glândula pituitária juntamente com a região do ‘terceiro olho’, que no Yoga faz referencia ao ‘chacra frontal’.

Como descrever a sensação... sentia uma leve pressão como se fosse um pequeno peso e formigamento gelado nessas regiões. E prontamente minha atenção permaneceu na sala de aula e no meu corpo, o que normalmente não acontece em tempo integral, desde o inicio do projeto de Pesquisa e Extensão com frequência eu me ‘desconectava’ do local indo minha mente vagar em alguma lembrança, em algum local fora da escola, em determinada pessoa, etc... desta vez eu fiquei bastante focada na aula e meu rendimento nos desdobramentos posteriores foram muito mais enxutos, coordenados com as lembranças dos exercícios da aula passada.

Outro ponto diferente que ocorreu também nesta última aula foi a introdução dos exercícios de Vibrações Homólogas das Pernas e Braços, e também a introdução de algumas atividades pedagógicas de ligação. A esta altura da aula eu já estava em estado de felicidade interior TOTAL, e inteiramente relaxada. Meus níveis de tensões corporais e psicológica estavam à zero. Percebo que este efeito está sendo alcançado cada vez com maior rapidez, acredito que daqui um tempo bastará eu entrar na sala das aulas somáticas para conectar-me neste 'estado', mesmo sem realizar qualquer exercício... não sei, é apenas minha intuição pelo andar da carruagem...

Eu me senti tão bem, mas tão bem que eu quis escrever meu Diário de Bordo imediatamente ao chegar em casa, porém algo me impedia como que para eu aguardar a reação do meu corpo psicofísico nos dias subsequentes após às três horas ininterruptas de exercícios. Assim eu fiz.

Antes de relatar essas sensações, algo que também me chamou muito atenção, foi o fato de logo após o encontro de Educação Somática eu segui para uma sessão de cinema, e eu estava demasiadamente relaxada ao extremo e muito espontânea (ainda carregando a sensação de felicidade interior que me acompanha ainda neste momento enquanto escrevo).

Algo inédito aconteceu: pela primeira vez eu não analisei o filme que fui assistir, simplesmente fui assistir para me divertir, como se meu cérebro e/ou lado analítico/racional estivesse adormecido e esse fator abriu passagem para meu lado mais sensível e despreocupado, e não analisei a obra (já havia me sentido assim antes durante uns meses atrás, e acontecia através da presença de uma determinada pessoa; a presença deste rapaz me fazia ficar neste estado de relaxamento, pois acredito que ele me transmitia segurança a níveis estratosféricos e eu me entregava à sua forma de cuidar de mim, eu me permitia ser cuidada por esta pessoa amiga que considero muito especial pra mim...).

Então, percebendo esse meu estado durante a sessão de cinema, permaneci na decisão de ‘desligar’ meu cérebro para experimentar como seria. Eu não pensei nada, apenas ‘senti’. E eu cheguei à conclusão que eu prefiro ‘pensar’, refletir, ponderar racionalmente tudo que passa comigo ao invés de ‘sentir’, (particularmente eu já havia percebido essa minha predileção desde criança).

Já durante o inicio da madrugada de segunda para terça-feira meu corpo (músculos, ossos, nervos sensações, pensamentos...) estava desfalecido como se eu tivesse tomado uma surra braba de vara verde... eu estava a ponto de dormir completamente, porém não tinha sono, apenas o relaxamento... sentia-me febril e feliz; eu fiquei curtindo essa sensação até o final do dia de ontem (quarta-feira). Meu corpo doía, porém era agradável sentir aquele relaxamento e uma sensação de eletricidade correndo ponta-a-ponta todas as extremidades (da ponta dos pés ao topo da cabeça e ramificações), acredito que esse estado foi alcançado nas três horas de exercícios de Padrões Neurológicos Básicos e também devido ao meu relaxamento adequado no inicio da aula, e também devido aos exercícios de Vibração Homóloga das Pernas e Braços.

Cada vez mais essa sensação de bem-estar, de relaxamento completo e felicidade interior estão se perpetuando... através das aulas e exercícios de Educação Somática eu estou alcançando o meu céu, graças a Deus.



08 de novembro de 2012
11h22 a.m.


Nenhum comentário:

Postar um comentário