segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TEXTO Nº1 - Katiuscia


ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA.
GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA DANÇA
Coordenação: Profº Mestre Saulo Silveira



Palavras-chave: Holismo, Organismo Vivo, Descoberta Corporal, Estado Ativo.

A aula foi uma introdução ao estilo de ensino e desenvolvimento do corpo artístico para dança através do conceito holístico, que preferencialmente aborda a aprendizagem através do caminho em desenvolvimento que o aluno descobre para si mesmo e este caminho como sendo o mais importante para sua autodisciplina, autodescoberta e autoaprendizagem, cujo enfoque principal não é o produto final, tal como se acontecesse no método tradicional de ensino, aprendizagem e ensaio de dança, que gera uma coreografia única e imitável a um grupo de alunos de dança ou de uma companhia, por exemplo.

O conceito de Holismo prevê o total da Unidade Orgânica, que assume a realidade da soma das partes integrantes do todo em relação ao funcionamento adequado do corpo vivo, que no Homem é visto costurado através de sua Alma, Corpo Físico e Mente. Essa abordagem abre caminho para que o aluno de dança explore e conheça seu corpo não como sendo capaz de executar movimentos repetitivos e sim compreender o movimento através da trajetória do mesmo, culminando o “acordar” dos sentidos do corpo promovendo o estado de “estar desperto”, ou “estado ativo” do corpo. Eu diria que este estagio refere-se ao estado de atenção ao qual o artista interprete necessita para executar sua tarefa de palco (seja teatro ou dança).

Essa alternativa de ensino e aprendizagem abre espaço para a inclusão de vários tipos físicos, inclusive aqueles fora do conceito-padrão (pessoas com alguma limitação física e deficiência mental, por exemplo). Dai decorrem discussões contemporâneas sobre o conceito de “corpo ideal” para dança. No conceito holístico o “corpo ideal” pode ser apenas uma mera ideia, sendo ela esboçada psiquicamente através da compreensão corporal do individuo em sua totalidade alcançada de acordo com a própria concepção de si mesmo. Seria algo mais filosófico do que propriamente físico, pois a mente não está desmembrada do corpo, que não esta desmembrada da Alma.

Há de se compreender o corpo ativo como sendo um conjunto capaz de expressar o que se opera dentro deste, seja pensamentos, desejos, formas de expressividade através do canal artístico. Porém, essa abertura é flexionada através do exercício continuo que o corpo artístico requer, daí a percepção corpo, alma e mente espelhado no conceito holístico.

Eu, enquanto artista interprete e criativa da cena, reconheço essa abordagem como sendo válida, pois transitamos em diversos campos de energia criativa e cabe ao artista afinar sua ferramenta de trabalho: seu corpo na totalidade psicofísica, pois através desse desenvolvimento alcançamos as diversas manifestações que o corpo em estado de atenção contínua (que não necessariamente refiro-me a atenção física, mas também a atenção psíquica de observação) necessita exercitar para o fluir de suas capacidades.

02 de abril de 2012.

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