ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA.
GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA DANÇA
Coordenação: Profº Mestre Saulo Silveira
Coordenação: Profº Mestre Saulo Silveira
Palavras-chave:
Holismo, Organismo Vivo,
Descoberta Corporal, Estado Ativo.
A
aula foi uma introdução ao estilo de ensino e desenvolvimento do corpo
artístico para dança através do conceito holístico, que preferencialmente
aborda a aprendizagem através do caminho em desenvolvimento que o aluno
descobre para si mesmo e este caminho como sendo o mais importante para sua
autodisciplina, autodescoberta e autoaprendizagem, cujo enfoque principal não é
o produto final, tal como se acontecesse no método tradicional de ensino,
aprendizagem e ensaio de dança, que gera uma coreografia única e imitável a um
grupo de alunos de dança ou de uma companhia, por exemplo.
O
conceito de Holismo prevê o total da Unidade Orgânica, que assume a realidade
da soma das partes integrantes do todo em relação ao funcionamento adequado do
corpo vivo, que no Homem é visto costurado através de sua Alma, Corpo Físico e
Mente. Essa abordagem abre caminho para que o aluno de dança explore e conheça
seu corpo não como sendo capaz de executar movimentos repetitivos e sim
compreender o movimento através da trajetória do mesmo, culminando o “acordar”
dos sentidos do corpo promovendo o estado de “estar desperto”, ou “estado
ativo” do corpo. Eu diria que este estagio refere-se ao estado de atenção ao
qual o artista interprete necessita para executar sua tarefa de palco (seja
teatro ou dança).
Essa
alternativa de ensino e aprendizagem abre espaço para a inclusão de vários
tipos físicos, inclusive aqueles fora do conceito-padrão (pessoas com alguma
limitação física e deficiência mental, por exemplo). Dai decorrem discussões
contemporâneas sobre o conceito de “corpo ideal” para dança. No conceito
holístico o “corpo ideal” pode ser apenas uma mera ideia, sendo ela esboçada
psiquicamente através da compreensão corporal do individuo em sua totalidade
alcançada de acordo com a própria concepção de si mesmo. Seria algo mais
filosófico do que propriamente físico, pois a mente não está desmembrada do
corpo, que não esta desmembrada da Alma.
Há
de se compreender o corpo ativo como sendo um conjunto capaz de expressar o que
se opera dentro deste, seja pensamentos, desejos, formas de expressividade
através do canal artístico. Porém, essa abertura é flexionada através do
exercício continuo que o corpo artístico requer, daí a percepção corpo, alma e
mente espelhado no conceito holístico.
Eu,
enquanto artista interprete e criativa da cena, reconheço essa abordagem como sendo
válida, pois transitamos em diversos campos de energia criativa e cabe ao
artista afinar sua ferramenta de trabalho: seu corpo na totalidade psicofísica,
pois através desse desenvolvimento alcançamos as diversas
manifestações que o corpo em estado de atenção contínua (que não
necessariamente refiro-me a atenção física, mas também a atenção psíquica de
observação) necessita exercitar para o fluir de suas capacidades.
02 de abril de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário