segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TEXTO Nº2 - Katiuscia


ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA.
GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA DANÇA
Coordenação: Profº Mestre Saulo Silveira

Palavras-chave: Respiração Total, Movimentos, Centro Cerebral, Consciência Expandida.

“A respiração norteia meus movimentos/ corpo e movimento/ motivação sonora externa/ centro cerebral/ camadas de consciência/ cabeça-energia-respiração/ equilíbrio-lembrança corporal/ memória emotiva-confiança/ estado de brincadeira-fruição/ labirinto de mim\”.

Cheguei bastante atrasada neste dia, as atividades físicas já haviam sido iniciadas. Os exercícios de respiração juntamente com os de movimento foram me relaxando, como de costume. A intenção era nos fazer perceber que a respiração adequada relaxa o corpo e também aciona os movimentos de maneira integral, conferindo impulso à ação corporal sem que o indivíduo exerça uma força exagerada, desse modo o movimento acontece com vigor, porém com o corpo relaxado, sem tensões desnecessárias, deixando a atenção do atuante livre para ele dedicar a outros pontos. Nos exercícios utilizamos a RESPIRAÇÃO TOTAL, utilizada nos exercícios do Yoga, para otimizar a circulação do PRANA no corpo físico.

Após esse aquecimento, partimos para a localização do osso que liga os lados do quadril. Aquecemos essa área com movimentos de quadril, em seguida através de exercício em dupla, fomos aumentando o reconhecimento e ação nesta área energética, que em leituras outras, essa região é responsável por despertar e acionar a Energia Kundalini, segundo a cultura hindu essa energia vital e poderosa adormecida nos humanos, ela é acionada para que esse poder adormecido possa desenrolar através da coluna cervical dando passagem aos sete chakras (centros de energia) principais, promovendo a ascensão dessa energia até o topo da cabeça, onde reside o chakra espiritual, sendo analogia à “religação” do humano com sua espiritualidade ou consciência cósmica.

Na lenda hindu, a Kundalini é representada como a “serpente que dorme” enrolada ao inicio da coluna cervical que precisa acordar e chegar ao topo da cabeça para permanecer desperta, e após sua ascensão, essa energia poderosa não adormece mais, permanecendo em ligamento com todo o corpo físico e com a espiritualidade. Existem exercícios e meditações próprias do Hatha Yoga para esse despertar, normalmente combinados com exercícios de respiração total e movimentos na área correspondente ao quadril ou região do cóccix. O bem estar conferido é o revigoramento do organismo em sua saúde e equilíbrio psicofísico, equilíbrio do sistema nervoso e glandular.

Em particular, na aula deste dia as práticas que professor Saulo utilizou em sala abriram outros estímulos em meu cérebro através da audição. O instrutor colocou o som de um aparelho de batimentos cardíacos, esse som em particular acionou minha atenção para meu chakra Cardíaco. Acredito que essas sutilezas são propositais para nos instigar e atingir diversas camadas de consciência.

04 e 09 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário